No e Low Poo: Guia para Iniciantes

- Não sei o que é No e Low Poo! E agora?

Calma que a Derma te ajuda, amiga!

No e Low Poo são técnicas criadas para as cacheadas conseguirem lindos cachos, hidratados e definidos (e atualmente até as lisas se beneficiam dessas técnicas também!). Tudo começou quando a cabeleireira inglesa (e cacheada) Lorraine Massey descobriu que um produto que todo mundo usava e que era aparentemente indispensável para a rotina de higiene capilar na verdade não fazia tão bem assim: O SHAMPOO.

Lorraine verificou que os shampoos tradicionais contém os chamados SULFATOS. Sulfatos são agentes de limpeza potentes que estão presentes, por exemplo, nos detergentes de cozinha. Já reparou que após lavar a louça suas mãos ficam ressecadas? São os sulfatos presentes no detergente, que foram criados para remover toda a sujeira e gordura – não só dos pratos, mas também da sua pele.

- Mas usar um shampoo que remove tudo isso não é bom para ficarmos com o cabelo bem limpinho?

Não! Ocorre que os sulfatos são tão potentes que acabam levando por água abaixo toda a benéfica oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo que ajuda a nutrir os fios de cabelo e deixá-los saudáveis e bonitos. O shampoo com sulfato lava tudo, tudinho, até o que não deveria lavar! E quando a Lorraine resolveu fazer a experiência de parar de usar shampoo (e não se engane, ela não deixou a higiene de lado, apenas substituiu o shampoo por uma misturinha natural de água e óleos essenciais com poder de limpeza suave), o resultado foi incrível:

“(...) até que consegui ficar 3 semanas sem shampoo. Eu só limpava o couro cabeludo com spray de lavanda, passava condicionador diluído no cabelo e esfregava. Meu cabelo nunca ficou tão bonito, então decidi fazer uma experiência e ver quanto tempo eu conseguia ficar sem lavar o cabelo com shampoo repleto de detergente, trocando-o pelo que agora chamo de “No-Poo” (sem shampoo). E sabe o que mais? O momento em que parei de usar shampoo foi o mesmo em que comecei a amar meu cabelo”- Lorraine Massey em seu livro O Manual da Garota Cacheada, Editora BestSeller, 2015.

 

A diva dos cachos, Lorraine Massey, co-criadora da marca DevaCurl e autora do livro O Manual da Garota Cacheada (The Curly Girl Method).

A partir daí já temos o termo No Poo aparecendo pela primeira vez para caracterizar uma rotina de cuidados capilares na qual não se utiliza mais nenhum tipo de shampoo.

- Bom, então fazer No Poo significa parar de usar Shampoo. E o Low Poo?

Low (pouco) Poo (shampoo) é uma forma menos radical e geralmente ideal para ser o primeiro passo por quem está começando a aderir às técnicas, onde o uso de shampoo ainda é permitido, DESDE QUE o shampoo usado seja SEM SULFATOS – e que o número de lavagens com o shampoo sem sulfato seja reduzido. Nos shampoos sem sulfatos, ao invés dos potentes sulfatos são usados AGENTES SURFACTANTES que tem poder de limpeza SUAVE, mais gentil com o seu couro cabeludo e fios (imagine um detergente de cozinha que irá ressecar bem menos as suas mãos ao lavar a louça, por ser mais suave) ;)

Para você identificar corretamente um shampoo com ou sem sulfatos, será preciso se atentar para a lista de ingredientes do produto (um monte de nomes complicados, mas com a prática você já passa a conhecer os principais rapidamente):

Principais SULFATOS a serem evitados: Sodium laureth sulfate, Sodium lauryl ether sulfate, Sodium laurilsulfate, Ammonium Lauryl Ether Sulfate, Ammonium lauryl sulfate, Sodium Trideceth.

Principais AGENTES SURFACTANTES que promovem limpeza mais suave e liberados para Low Poo: Cocamidopropyl Betaine, Sodium Lauroyl Sarcosinate (não é sulfato), Lauryl Sulfoacetate, Sodium Cocoyl (ou Lauryl/ Lauroyl) Sarcosinate.

- Tá ok. Mas é só isso?

Não! Ainda falta uma parte MUITO importante de No e Low Poo.

Imagine as duas situações possíveis:

1- Você parou de usar detergentes para lavar a louça;

2- Você passou a usar um detergente suave para lavar a louça.

Se você passar por uma dessas situações deverá rever o tipo de comida que prepara, correto? Uma alimentação pesada e gordurosa deve ser evitada, do contrário os pratos não ficarão devidamente limpos.

Então vamos prosseguir com essa analogia para com seu cabelo: Como você descobriu que o uso do shampoo tradicional com sulfatos resseca em demasia e você precisa parar de utilizá-lo, também TERÁ QUE REVER todo o restante dos produtos que você aplica em seu cabelo, pois, obviamente, sem um detergente para limpar os fios, você também terá que cuidar para que os condicionadores, máscaras de tratamento, cremes de pentear, leave-ins e tudo o mais que aplica nos fios seja compatível com a nova realidade de limpeza.

Por isso, quem segue No e Low Poo também deve correr longe de: Óleo Mineral (Mineral Oil), Parafina (Paraffinum Liquidum, Isoparafin, etc), e Petrolatos (Petrolatum), que são todos derivados do petróleo e que encapam os fios - causando um efeito que é pura maquiagem -, e que demandam necessariamente um shampoo tradicional e com sulfatos para retirá-los dos fios durante as lavagens (lembre-se que não retirá-los também seria extremamente prejudicial aos seus fios devido ao acúmulo que impediria a entrada de nutrientes, da mesma forma que aplicar maquiagem na pele sem demaquilar devidamente ao final do dia obstrui os poros e prejudica a saúde).

- E os silicones, que são muito comuns em produtos capilares, podem ser utilizados?

Por quem faz Low Poo: Sim! Os shampoos sem sulfatos conseguem remover todos os tipos de silicones dos fios sem problemas ;)

Por quem faz No Poo: Parcialmente! Somente podem ser usados os silicones que são solúveis em água*

Principais exemplos de silicones solúveis em água e liberados para No Poo e Low Poo: Dimethicone Copolyol, PEG-3 Dimethicone – ou variações dos números, como PEG-7 Dimethicone, etc.
Principais exemplos de silicones insolúveis em água e portanto somente liberados para Low Poo: Dimethicone, Amodimethicone, Cyclopentasiloxane

*No caso de pessoas que seguem o No Poo e usam higienizadores capilares que contenham Cocamidopropil Betaine, todos os silicones podem ser usados pois serão devidamente retirados na lavagem.

- E como parar de usar shampoo, no caso do No Poo? E mesmo na rotina de Low Poo é indicado o uso de shampoo sem sulfato mas mesmo assim não em todas as lavagens. Como fazer então para lavar o cabelo? 

Existem produtos próprios para higienização do couro cabeludo, que substituem os shampoos. Eles fazem a LAVAGEM COM CONDICIONADOR ou CO-WASH. São higienizadores para Co-wash e alguns condicionadores que contém em sua formulação ativos de limpeza suave que podem e devem ser usados diretamente no couro cabeludo, com auxílio de vigorosas massagens feitas com as pontas dos dedos, que farão a devida limpeza do couro cabeludo. Assim você ficará com a cabeça limpa e com o cabelo lindo! 

- Então vamos ver se entendi: No e Low Poo partem da quebra de um ciclo vicioso: Por um lado, produtos pesados que encapam, acumulam e são apenas maquiagem para os fios e por outro lado os shampoos com sulfatos, que são agentes de limpeza muito fortes para conseguir remover toda esta maquiagem pesada dos fios e que, de quebra, ainda lavam toda a oleosidade natural e tratamentos que a gente faz, correto?

Exatamente! Quebramos o ciclo ao parar de usar shampoo e substituir pelo co-wash ou ao usar shampoos menos agressivos vez por outra enquanto, ao mesmo tempo, também paramos de utilizar certos condicionadores, cremes, hidratações, e qualquer outro produto que contenha ingredientes que não possam ser removidos através dessa limpeza suave.

Assim passamos a adotar uma rotina de cuidados capilares que visa a reparação real do cabelo, onde os tratamentos são voltados para de fato tratar os fios ao invés de maquiar, e onde tais tratamentos permanecerão nos cabelos por mais tempo, pois não irão ralo abaixo a cada lavagem com shampoo. Portanto, No e Low Poo ajudam muito a alcançarmos um cabelo verdadeiramente saudável.

No início você poderá se assustar com o real estado do seu cabelo, quando você se livra de toda a maquiagem. Mas com o tempo os tratamentos finalmente começam a dar resultados duradouros.

Este é um resumo inicial para principiantes nas técnicas de No e Low Poo elaborado com exclusividade pela equipe da Dermabox. Agradecemos pela leitura!

Sobre a loja

A Dermabox é uma loja online especializada em produtos para as técnicas de No e Low Poo e cabelos cacheados e naturais. Todas as marcas disponibilizadas em nosso site passam pela curadoria de nossas especialistas. A nossa missão é a valorização da beleza real da mulher, com transparência, qualidade, sustentabilidade e muito amor! Acreditamos que romper com os padrões tradicionais e valorizar a beleza real da mulher são ingredientes fundamentais para o empoderamento feminino.

Pague com
  • Paghiper
  • Depósito Bancário
Selos
  • RapidSSL

Dermabox Cosméticos LTDA ME - CNPJ: 22.168.139/0001-81 © Todos os direitos reservados. 2016

Seu tipo de cabelo